logo RCN

Mito ou verdade: vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos é segura?

    No dia 14 de janeiro de 2022 teve início a campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, em Santa Catarina foram incluídas no plano de vacinação no dia seguinte (15).

    A partir disso, muitas dúvidas surgiram, e por isso o ND+ conversou com dos médicos: o alergista e imunologista Dr. Phelipe dos Santos Souza, membro da ABM (Associação Brusquense de Medicina) e a imunologista e alergista da UNICAMP, Dra. Raisa Ulaf Subtil.

Entenda alguns mitos e verdades sobre a vacinação:

A vacina da Covid-19 causa reações fortes em crianças. Mito ou Verdade?

    Verdade! Segundo o médico, a vacina pode sim causar reações, assim como nos adultos. "As principais reações relacionadas a vacina da Covid-19 são aquelas esperadas com outras vacinas também, que podem incluir desconforto no local da aplicação, sensação febril, dor pelo corpo, um leve mal estar", explicou Phelipe dos Santos.

    O alergista ainda instrui os pais caso o pequeno apresenta alguma reação. "Apenas o uso de sintomáticos, hidratação e observação. A vacina é um desafio controlado ao sistema imune do nosso organismo e significa que nosso corpo está absorvendo e respondendo", pontuou.

    Phelipe dos Santos não descarta a possibilidade de ocorrerem sintomas mais fortes, e aconselha a procurar um médico uma vez que todo evento adverso com vacina deve ser notificado.

A vacina contra a Covid-19 pode causar sequelas em crianças. Mito ou verdade?

    Mito! "As sequelas estão relacionadas aos eventos mais graves, que felizmente são muito raros. Normalmente as vacinas, tanto as já conhecidas quanto as contra Covid-19 não deixam sequelas"

Se meu filho tiver uma doença rara, ainda não diagnosticada, a vacina contra a Covid-19 pode agravar o quadro. Mito ou verdade?

    Mito! Segundo o médico, não existe uma associação entre diagnóstico de doença rara e aplicação de vacina. "Tal fato poderia ocorrer com a aplicação de qualquer outra vacina ou mesmo um medicamento habitual. As doenças de maneira geral, incluindo as raras, têm diversos fatores de origem, não podendo ser atribuído apenas a um evento vacinal, por exemplo", explicou.

A vacina contra a Covid-19 para crianças não é segura. Mito ou verdade?

    Mito! O imunologista explica que a vulnerabilidade ao vírus e todo o seu processo infeccioso tem sido muito maior, em termos de sintomas, sequelas e manifestações inflamatórias, do que a vacinação até então. Ou seja, o prejuízo ao estar exposto ao vírus e a manifestação da Covid-19 é pior do que as possíveis reações da vacina.

    "Apesar de observarmos um contingente menor de crianças infectadas em relação aos adultos, houve uma grande taxa de hospitalização e óbitos entre a população infantil contaminada pelo vírus da Covid-19", pontuou Phelipe dos Santos.

Não foram feitos testes da vacina em crianças. Mito ou verdade?

    Mito! O médico aponta que em novembro de 2021 a "New England Journal of Medicine", publicou os resultados de um grande estudo conduzido em diferentes centros pelos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Mais de 2200 crianças participaram do estudo e mostraram eficácia e segurança da vacina da Pfizer no público entre 5 e 11 anos de idade. "Esse estudo seguiu em andamento e já inclui crianças de 2 a 4 anos", completou Phelipe dos Santos.

A vacina contra a Covid-19 pode prejudicar o desenvolvimento do meu filho. Mito ou verdade?

    Mito! "Não há dados que associem a vacinação da Covid-19 e alteração do desenvolvimento até o presente momento. Crianças e adultos vacinados seguem em acompanhamento e vigilância em seus respectivos países para o monitoramento de reações adversas e efeitos colaterais das vacinas a curto e longo prazo e não há dados negativos publicados", explicou Phelipe.

A vacina contra a Covid-19 em crianças causa miocardite. Mito ou verdade?

    Verdade! Porém, é importante ressaltar quais as chances associadas à vacina e à doença.

Raisa Ulaf destaca dados da pesquisa "Myocarditis Cases Reported After mRNA-Based COVID-19 Vaccination in the US From December 2020 to August 2021?:

Risco de miocardite com vacina contra a Covid-19 da Pfizer: 0,0008%

Risco de miocardite com vacina contra a Covid-19 CoronaVac: 0%

Risco de miocardite ao contrair Covid-19: 14%

    Ela ainda completa dizendo que "de oito milhões de vacinas da Pfizer aplicadas em crianças nos Estados Unidos, apenas oito tiveram miocardite e nenhum dos casos foi grave ou teve morte". Raisa explica que casos de miocardite podem ocorrer decorrentes de qualquer outra vacina, assim como de qualquer doença ou infecção. Entretanto, as chances ao contrair coronavírus é maior, do que em decorrência dos imunizantes.

Fonte: ND Mais

Moacir Sopelsa é o novo presidente da Alesc Anterior

Moacir Sopelsa é o novo presidente da Alesc

Consumo de alimentos alcalinos traz imunidade contra Covid-19? Próximo

Consumo de alimentos alcalinos traz imunidade contra Covid-19?

Deixe seu comentário